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Produto Zero Problemas: Bom ou Ruim?

  • Fabio Maia
  • 20 de dez. de 2022
  • 2 min de leitura

Atualizado: 3 de jan. de 2023

Aprenda com o erro: oportunidade para fidelizar seu cliente.



O que é Produto Zero Problemas, Maia?

Pense desta forma, um restaurante sem problemas. O fato de você comer lá e não ter passado mal, não é um incentivo para você voltar lá novamente.

Existem outros aspectos que são levados neste tipo de serviço, tais como, cordialidade, pontualidade, atendimento, preparação dos pratos, sabor da comida, etc.

Produto zero problemas: é bom ou ruim?


Claro, que é um atributo funcional de um produto é que ele não tenha problemas. Mas um produto sem problemas não gera fidelidade do cliente.

Produtos terão problemas, assim como serviços. Por isso, o problema é uma ótima oportunidade para você se relacionar e fidelizar seus clientes.

Se você tem um carro zero problemas. Você nunca terá a oportunidade de ser atendido por essa empresa.

Uma montadora de carros, ela não cria um problema intencionalmente porque deseja que um recall seja uma oportunidade para se relacionar com o cliente.

Houve um erro, um erro de série. Mas a empresa aproveitará a oportunidade para construir relacionamentos com a marca.

Então, eu vou criar um produto com problema só para eu ter oportunidades de resolver o problema do meu cliente. Aí também não. Você não pode se dar o luxo de ter um produto ruim e de má qualidade.

Lembre-se, sem o atributo emocional, você voltará à questão que mencionei sobre a percepção de valor e preço.


E na guerra de commodities, na guerra de preços, não há fidelidade do cliente. É muito fácil para as pessoas trocarem de produtos e serviços.


Marketing não é campanha. Marketing é compromisso. Gerar intimidade, conexão e relacionamento com o seu cliente demanda tempo, esforço, mas o resultado vem.

Por isso, o foque o Marketing em seu negócio na criação de relacionamentos duradouros com seus clientes.


Pense nisso.

Fábio Maia.

 
 
 

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© 2025 por Fabio Maia

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