Preço Elástico x Inelástico: A Estratégia das Companhias Aéreas
- Fabio Maia
- 4 de jan. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 31 de jan. de 2023
Compreender a diferença entre elasticidade e inelasticidade de preços é importante para entender o que motiva os diferentes preços praticados pelas companhias aéreas.
Preços inelásticos são aqueles que não mudam o consumo. Por exemplo, produtos básicos como sal, milho e outros não apresentam um aumento ou diminuição na demanda quando o preço é alterado.
Já os preços elásticos são aqueles que mudam segundo o mercado e às necessidades do cliente. É o caso dos preços praticados pelas companhias aéreas.
Embora uma tarifa aérea possa ter um preço fixo no início de cada voo, a elasticidade dos preços possibilita que as companhias aéreas ajustem os preços de acordo com a oferta e a demanda.
Elas conseguem monitorar quando existem passageiros prontos para pagar mais caro por uma passagem e quando eles estão dispostos a economizar.
Essa estratégia permite às empresas aéreas maximizar seus lucros, encontrar novos clientes e atrair passageiros regulares.
É uma tática de marketing fundamental para o sucesso das companhias aéreas, pois ela lhes permite responder às exigências do mercado.
Portanto, é importante entender como as companhias aéreas se valem da elasticidade de preços para gerenciar suas tarifas e oferecer serviços que atendam plenamente às expectativas dos passageiros.
Mudanças de preços geralmente têm um efeito significativo nas compras de produtos e serviços. Se os preços aumentam, as pessoas tendem a comprar menos. Se os preços diminuem, as pessoas tendem a comprar mais.
É aqui que entra a estratégia de precificação por valor: Ao aumentar a percepção de valor, isto é, o quanto o cliente está disposto a pagar, você pode aumentar os seus preços e manter ou até mesmo aumentar o volume de vendas.
Comunicação é tudo.
Seu tom de voz e seu conteúdo em suas plataformas de mídia social precisam passar a mensagem de que seu produto ou serviço oferece um valor inestimável.
A aplicação do Marketing de Conteúdo é essencial como: vídeos, blog, depoimentos e redes sociais é uma ótima maneira de mostrar o valor do que você está vendendo para o seu público.
O Marketing de Conteúdo engaja, educa seus clientes, atrai a atenção e por fim vai ajudar você vender.
É importante lembrar que não somos todos iguais. O que para alguns clientes pode ser visto como um valor inestimável, para outros pode não fazer tanta diferença.
Por isso, entender as necessidades dos clientes e gerenciar os preços com sabedoria pode significar a diferença no seu negócio.
Pense nisso.
Fábio Maia.
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