O erro que custou caro para a Disney
- Fabio Maia
- 5 de out. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 4 de jan. de 2023
O recente e aguardado filme Buzz Lightyear.
Inspirado em um dos personagens mais importantes de Toy Story.
O filme que abraçou gerações foi banido em muitos países do mundo depois de incluir uma cena de um beijo gay.
A ação teve um enorme impacto nas bilheterias de um dos maiores filmes de animação da Disney.
Eles perderam mais de $100 milhões, segundo análise, por causa da cena de 2 mulheres se beijando.
Foi suficiente para mobilizar um grande grupo de pais, que disseram que nunca levariam seus filhos para ver uma cena dessas.
Mas Maia, o que o marketing tem a ver com tudo isso?
As marcas precisam ser coerentes. Mas a Disney não foi coerente com seus valores familiares tradicionais. Algo que foi construído ao longo dos anos.
Quando você define sua identidade, posicionamento e valor para sua marca. O seu público espera que sua mensagem se alinhe à sua proposta de valor.
Para agradar um novo público em alta, você faz uma ação estratégica, e o público fiel que é fiel à sua marca e foi construído ao longo dos anos recebe uma mensagem com ruído.
Isso gera uma crise para sua marca e afasta seu público.
O marketing evolui, mas cada marca está conectada a um tipo de público.
Talvez você pense assim: quero falar com um público novo que está em alta.
Não adianta que você não vai conseguir vender pra todo mundo.
Existem cada vez mais nichos específicos.
Você precisa seguir em frente com as crenças e valores da sua marca. Porque quem tenta agradar a todos, não agrada a ninguém e mais cedo ou mais tarde vai perder a identidade e o público da marca.
Ou seja, vai dar ruim.
Fábio Maia
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