Juntos, alcançamos os resultados!
- Fabio Maia
- 25 de ago. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 24 de jan. de 2023
Lembro que, na época do MBA em Marketing na FGV, sempre ouvia dos meus professores a expressão “entender para atender”.
Isso marcou minha vida profissional, embora acredite que dentro do Marketing existam processos que ajudam alcançar os resultados.
Mas o que deu resultado para um cliente não trará o mesmo resultado para outro. As estratégias definidas precisam ser pensadas, testadas e analisadas constantemente. Embora todo mundo busque vender mais, acredito que o objetivo do Marketing nos dias atuais seja o conteúdo, o relacionamento e a conectividade com o cliente.
Phillip Kotler afirma em seu livro Marketing 4.0 que o foco está na conectividade, no relacionamento centrado no ser humano. O desafio é humanizar as marcas com atributos semelhantes aos seres humanos. Também acredito na conexão entre o prestador de serviço e a empresa, e nos valores e princípios compartilhados nesse relacionamento.
Não se trata apenas de uma venda.
Unindo a criatividade e expertise em estratégias de Marketing de um bom profissional com a ampla experiência do cliente, que está na linha de frente do negócio, essa soma e sinergia tem tudo para trazer grandes resultados.
O Marketing é mais abrangente. Não se baseia apenas usar as suas ferramentas como a publicidade e a propaganda.
Vai além disso.
Marketing envolve também o desenvolvimento de produtos, concepção, pesquisa, análises dos concorrentes, planejamento estratégico, execução, a venda em si e a pós-venda.
Tudo isso está dentro do marketing.
Cada cliente tem um sintoma, uma dor latente. Os produtos são diferentes, as empresas são opostas.
Um médico, por exemplo, não prescreve o mesmo remédio para qualquer paciente, pois cada medicamento tem uma indicação.
Antes de cada ação, é sempre necessária uma análise e traçar uma estratégia específica. O Marketing é uma ferramenta que, bem aplicada, irá trazer mais vendas, ampliar o negócio e conquistar mais lucro, aumentando o valor de mercado da sua empresa. Se você vende alguma coisa, o Marketing é indispensável. Será necessário fazer isso sozinho ou com a ajuda de um profissional. Marketing não é uma despesa para o seu negócio, é um investimento.
E quando bem aplicado por um profissional da área e em parceria com os valores da empresa tem tudo para trazer excelentes resultados.
Fábio Maia
Comentarios