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Como criar uma marca de sucesso

  • Fabio Maia
  • 11 de out. de 2022
  • 2 min de leitura

Atualizado: 4 de jan. de 2023



A logomarca é a identidade visual da empresa, que visa representar seus objetivos e interesses corporativos e sociais.


Segundo o dicionário Michaelis, logomarca é definida como um desenho que simboliza e identifica graficamente uma empresa ou instituição, constituindo a sua representação formal.


Sendo assim, de uma forma mais clara e objetiva, a logomarca é uma assinatura institucional que estará presente em todas as suas ações.


Qual é o desafio das empresas?


Agregarem valores para que sejam percebidos pelos seus clientes e fazerem com que suas marcas estejam na lembrança dos consumidores.


Normalmente, as logomarcas possuem símbolos, junto a sua tipologia e uma maneira de grafar a marca, de torná-la visualmente tangível.


Entre os grandes exemplos de empresas conceituadas e reconhecidas mundialmente, que utilizam apenas o símbolo isoladamente da marca.


Na divulgação da sua linha de produtos como na assinatura de suas campanhas, estão duas gigantes: a americana de material esportivo Nike e a Volkswagen, fabricante de automóveis alemã.


Embora não seja uma regra obrigatória que toda marca tenha em sua estrutura um símbolo gráfico, há outros exemplos de empresas que são reconhecidas, utilizando apenas a tipologia como Coca-Cola e Sony.


Independente da construção, se terá símbolos ou apenas uma tipologia, o conceito por trás da marca é fundamental, ou seja, é o ponto de partida, alinhado ao planejamento e a proposta de valor da empresa.


Ao perceber esta oportunidade de mercado, as empresas se especializaram em branding, ou seja, trabalharam diretamente na construção de grandes marcas, com o intuito de buscar o topo dos negócios, o reconhecimento no Top of Mind.



O que é Top of Mind?


O termo inglês Top of Mind é utilizado na área de marketing para classificar as marcas que são mais lembradas na mente dos consumidores.


Se eu pedisse para você responder neste momento de supetão:


Qual marca de refrigerante vem à sua mente?

Vou deixar você pensar por alguns segundos.


Uma nova pergunta: Qual site de busca você utiliza com frequência?


As respostas são exemplos evidentes de empresas que investiram muito em suas marcas para conquistar esta posição.


É uma construção em longo prazo que exige tempo, excelente comunicação e um investimento constante.

Dizem por aí que “quem não é visto não será lembrado”. E isso se reflete muito no mercado publicitário.


Por isso, sua empresa precisa ter um investimento constante para alcançar os resultados desejados.


Tenha em mente que a maior marca de refrigerante, consumida nos quatros cantos do mundo, mantém uma comunicação constante.


Guardadas as devidas proporções entre multinacionais e empresas de pequeno e médio porte, a regra é a mesma.


Se você deseja que sua marca seja reconhecida, invista cada vez mais e procure profissionais da área que possam dar o suporte e assessorar o marketing e a comunicação do seu negócio.


O caminho é árduo, mas, com planejamento definido e ação constante, é possível chegar lá.


Fábio Maia



 
 
 

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© 2025 por Fabio Maia

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