Como criar uma marca de sucesso
- Fabio Maia
- 11 de out. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 4 de jan. de 2023
A logomarca é a identidade visual da empresa, que visa representar seus objetivos e interesses corporativos e sociais.
Segundo o dicionário Michaelis, logomarca é definida como um desenho que simboliza e identifica graficamente uma empresa ou instituição, constituindo a sua representação formal.
Sendo assim, de uma forma mais clara e objetiva, a logomarca é uma assinatura institucional que estará presente em todas as suas ações.
Qual é o desafio das empresas?
Agregarem valores para que sejam percebidos pelos seus clientes e fazerem com que suas marcas estejam na lembrança dos consumidores.
Normalmente, as logomarcas possuem símbolos, junto a sua tipologia e uma maneira de grafar a marca, de torná-la visualmente tangível.
Entre os grandes exemplos de empresas conceituadas e reconhecidas mundialmente, que utilizam apenas o símbolo isoladamente da marca.
Na divulgação da sua linha de produtos como na assinatura de suas campanhas, estão duas gigantes: a americana de material esportivo Nike e a Volkswagen, fabricante de automóveis alemã.
Embora não seja uma regra obrigatória que toda marca tenha em sua estrutura um símbolo gráfico, há outros exemplos de empresas que são reconhecidas, utilizando apenas a tipologia como Coca-Cola e Sony.
Independente da construção, se terá símbolos ou apenas uma tipologia, o conceito por trás da marca é fundamental, ou seja, é o ponto de partida, alinhado ao planejamento e a proposta de valor da empresa.
Ao perceber esta oportunidade de mercado, as empresas se especializaram em branding, ou seja, trabalharam diretamente na construção de grandes marcas, com o intuito de buscar o topo dos negócios, o reconhecimento no Top of Mind.
O que é Top of Mind?
O termo inglês Top of Mind é utilizado na área de marketing para classificar as marcas que são mais lembradas na mente dos consumidores.
Se eu pedisse para você responder neste momento de supetão:
Qual marca de refrigerante vem à sua mente?
Vou deixar você pensar por alguns segundos.
Uma nova pergunta: Qual site de busca você utiliza com frequência?
As respostas são exemplos evidentes de empresas que investiram muito em suas marcas para conquistar esta posição.
É uma construção em longo prazo que exige tempo, excelente comunicação e um investimento constante.
Dizem por aí que “quem não é visto não será lembrado”. E isso se reflete muito no mercado publicitário.
Por isso, sua empresa precisa ter um investimento constante para alcançar os resultados desejados.
Tenha em mente que a maior marca de refrigerante, consumida nos quatros cantos do mundo, mantém uma comunicação constante.
Guardadas as devidas proporções entre multinacionais e empresas de pequeno e médio porte, a regra é a mesma.
Se você deseja que sua marca seja reconhecida, invista cada vez mais e procure profissionais da área que possam dar o suporte e assessorar o marketing e a comunicação do seu negócio.
O caminho é árduo, mas, com planejamento definido e ação constante, é possível chegar lá.
Fábio Maia
Comments