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Benchmarking: cópia ou estratégia?

  • Fabio Maia
  • 15 de dez. de 2022
  • 2 min de leitura

Atualizado: 4 de jan. de 2023




O benchmarking é uma estratégia de marketing para observar as práticas bem-sucedidas que outras empresas estão usando para atingir o sucesso.

Com o sucesso cada vez maior dos vídeos curtos, o Instagram não ficou atrás.


Com o Reels, eles estão fazendo de tudo para se tornar a plataforma de vídeos mais popular do mundo.

Ambos permitem que os usuários criem e compartilhem conteúdos em vídeos de curta duração.


O Instagram adicionou características, como a edição de efeitos visuais e áudio, que lembram tanto o TikTok.


Fato, eles, se ‘inspiraram’ no sucesso do TikTok.

Além disso, o Instagram também mudou seu algoritmo para priorizar os vídeos em relação às fotos publicadas pelos usuários.


Agora as pessoas tendem a ver mais vídeos na sua timeline do que fotos, dando assim um maior destaque para as postagens no formato de vídeo e incentivando mais seus usuários a usarem as novas funcionalidades.


É claro que nem todos concordaram sobre essa mudança na plataforma, mas é inegável que ela ajudou a tornar o Instagram mais divertido e dinâmico.

Desde então, mais usuários têm criado e compartilhado seus próprios vídeos na plataforma, ajudando a aumentar a popularidade do Reels.

O benchmarking do Instagram não se limita ao TikTok.


A plataforma também se inspirou em outras redes sociais famosas para acrescentar novas funcionalidades.


Os recursos dos Stories que permitem que os usuários acrescentem filtros de selfie, façam uma transmissão ao vivo e compartilhem seus conteúdos com os seus seguidores foi 'inspirado' no Snapchat.


O Instagram Reels foi uma estratégia de benchmarking inteligente aplicada pela Meta para competir com o sucesso do TikTok.


Com o algoritmo agora priorizando os vídeos, mais usuários estão aproveitando os recursos do Instagram Reels para criar conteúdos interessantes e divertidos que mantém os usuários na plataforma do titio Mark.

Apesar de todas essas mudanças nos recursos da plataforma, o objetivo principal da Instagram foi utilizar a estratégia de benchmarking para melhorar a experiência dos usuários oferecendo recursos novos e interessantes, tornando-se assim uma das principais plataformas de entretenimento digital.


Copia, só não faz igual. Mas dessa vez a cópia foi bem feita.

Fabio Maia

 
 
 

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© 2025 por Fabio Maia

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