top of page
Buscar

A evolução do Marketing

  • Fabio Maia
  • 25 de ago. de 2022
  • 2 min de leitura

Atualizado: 24 de jan. de 2023


O mercado é um oceano e os tubarões estão por aí devorando as suas presas.


Dias atrás, um cliente comentou comigo sobre algumas empresas que foram fechadas nos últimos anos devido à forte concorrência.


Segundo ele, vários mercados, lojas de calçados e academias, entre outras, foram engolidas por grandes empresas que chegaram no mercado local e forçaram o fechamento desses negócios. Isso é uma realidade.


O mercado é um oceano e os tubarões estão por aí devorando as suas presas.


Em seu livro Marketing 4.0, Philip Kotler definiu Marketing da seguinte forma:


Market - Mercado


Ing - Terminação de gerúndio que indica uma ação


Marketing é o mercado em movimento!


E essas mudanças constantes na publicidade, no marketing e no mercado, vêm ao encontro da expressão que ouvia com frequência na época do MBA em Marketing da FGV (Fundação Getúlio Vargas).


Muitos professores diziam "entender para atender".


O cliente é o centro de qualquer negócio, sem ele não há transação comercial. E todo negócio que assim não fizer, estará fadado ao fracasso.


Você se lembra antigamente de ser facilmente bombardeado e influenciado por campanhas de Marketing tradicionais?


Hoje, devida à ampla conectividade, os clientes são mais poderosos e bem informados sobre as marcas. Por isso, não são alienados. Eles têm o controle do que realmente desejam consumir.


Hoje, as conversas espontâneas entre amigos e familiares têm mais credibilidade sobre qualquer campanha publicitária.


Não arrisco dizer que o Marketing tradicional perdeu sua relevância, apenas saliento que os círculos sociais tornaram-se uma enorme fonte de influência.


Você já ouviu falar sobre Prova Social?


É uma estratégia muito utilizada!


Resumidamente, parte do princípio que "se todo mundo tem aquilo, eu também quero ter".


Com certeza, as empresas devem estar sempre atentas às mudanças do mercado.


As estratégias que funcionavam no passado não surtem o mesmo efeito nos dias atuais.


As coisas mudam a cada nova geração, surgem novos negócios, a tecnologia disruptiva redefine o mercado. Tudo torna-se mais competitivo.


Portanto, procure atualizar suas estratégias de comunicação e marketing e esteja sempre pronto para entender o seu cliente para atendê-lo melhor, assim você construirá uma parceria duradoura.


Fábio Maia

 
 
 

Comments


Commenting on this post isn't available anymore. Contact the site owner for more info.

© 2025 por Fabio Maia

ACOMPANHE MINHAS REDES SOCIAIS

  • Youtube
  • TikTok
  • Instagram
bottom of page